Histórico

Dedicado ao setor de proteção radiológica há 40 anos, Paulo Y. Hori, presidente da Effector Produtos Minerais Ltda, descobriu uma forma de utilizar a barita como barreira à radiação ionizante. Paredes, tetos e pisos de salas de Raio-X, Tomografia, Hemodinâmica, etc., passaram a ser blindadas com argamassa contra radiação ionizante, um produto seguro, de baixo custo e ecologicamente correto. Até então, o único produto blindante conhecido e utilizado era o chumbo, oneroso e tóxico.

Foi detentor da patente de invenção da ARGAMASSA BARITADA, que caiu no domínio público após quinze anos. Desde então, todas as empresas de blindagem radiológica passaram a produzir argamassa baritada.

Suas mais recentes inovações são o DRY-Plac Rx – placas prismáticas blindantes para serem colocadas nas paredes ou embutidas entre painéis acartonado de Dry-Wall que possibilitam a blindagem radiológica simultaneamente à elevação das paredes; CAD - Concreto de Alta Densidade (ou concreto pesado) em pó, em variadas densidades; BLOCOS EFFECTOR (patente requerida) prismáticos de alta densidade, para construção ou reforma de casamatas de Radioterapia.

Os BLOCOS EFFECTOR foram desenvolvidos visando solucionar dificuldades que envolvem a construção tradicional de casamatas de Radioterapia, quais sejam, o aquecimento do concreto que pode provocar dilatação, a necessidade de se aguardar 28 dias para a cura do concreto, sem mencionar os inconvenientes da obra como ruídos das máquinas e a quase impossibilidade de reformas.

As casamatas de Radioterapia construídas com os BLOCOS EFFECTOR são modulares, isto é, podem ser desmontadas e reaproveitadas. Todo o processo construtivo é bastante simplificado. O Sr. Paulo Hori espera dessa maneira contribuir para que o tratamento radioterápico possa ser disponibilizado em maior quantidade à população, hoje extremamente carente dessa terapia vital no tratamento de tumores.